quarta-feira, 30 de março de 2016

Libertação e Obediência


"Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão." (Êxodo 20:2)

E foram essas as palavras que o Senhor falou antes de promulgar a Sua santa lei divina, os dez mandamentos.

Estas palavras estão carregadas de um sentido muito profundo e bonito, e certamente, podemos aplicá-las em nossas vidas, tomando como premissa o princípio de que a Palavra de Deus é viva e eficaz (Hebreus 4:12). Mas o que tornam estas palavras tão especiais?

O primeiro ponto, é o fato de que através desse texto, podemos entender que, além da lei de Deus ser perfeita, ela é justa!

Deus inicia os mandamentos lembrando ao povo que eles agora eram um povo liberto da opressão. Lembremos que, apesar da lei ser eterna, ela foi promulgada ao povo apenas após a saída do Egito. E isso tem um sentido muito importante, pois se o Senhor tivesse enviado a Moisés para o Egito para transmitir os dez mandamento antes da libertação, o povo poderia se negar a guarda-los justificando que sua situação precária em um regime de escravidão tornaria impossível a obediência a santa lei. E neste ponto, estariam certos, o que nos leva ao segundo ponto chave para nossa compreensão.

O ponto é que, um dos princípios fundamentais do Reino de Deus, escancarado neste versículo, é o de que Deus não nos pede que façamos algo para que depois Ele nos salve. A dinâmica do Reino é o contrário disso, pois Deus sempre nos liberta antes de nos chamar a obediência!

Deus nunca nos pedira para fazermos algo que Ele saiba ser impossível ao ser humano. Quero dizer, se Deus nos pedir que façamos algo, Ele primeiro nos capacitará para cumprirmos o seus chamado.

Por isso, Paulo nos diz que a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom (Romanos 7:12). Portanto, assim como o Senhor libertou o povo da escravidão do Egito, os possibilitando de guardar Seus mandamentos, de igual modo recebemos a libertação dos poderes das trevas que nos escravizavam por meio do sacrifício de Cristo, e isso também nos habilita a obedecer e guardar os mandamentos de Deus, já que não somos mais escravos do pecado, a partir do momento em que aceitamos a Jesus como nosso Senhor (Romanos 6:1-14).

Essas são as boas novas, fomos libertos do Egito, e agora temos a liberdade de experimentarmos, através da obediência aos mandamentos, a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. (Romanos 12:2).

Todavia, o mesmo Deus que nos liberta, nos deixa livres caso desejemos voltar a casa da servidão. E na época do Êxodo, não foram poucos os que desejaram voltar a terra da escravidão. Aliás, muitos infelizmente deram um jeito de levar o Egito em seu coração, e o destino destes foi realmente desastroso.

Não é difícil concluir que, entre ser escravo do faraó opressor, e entre ser servo do Senhor Jesus, a segunda opção é em disparado a melhor escolha! Por isso, eis aí o caminho da vida e da morte. Escolha pois a vida, para que vivas!

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário