domingo, 5 de abril de 2015

O simbolismo por trás dos presentes dos Magos do Oriente


O nascimento de Jesus foi marcado por uma série de importantes acontecimentos, e um destes acontecimentos foi a visita dos magos do oriente. Essa visita é registrada apenas no evangelho de Mateus, no capítulo 2, dos versos 1 ao 12.

Apesar de, na maioria das traduções encontrarmos os termos “magos do oriente”, devemos entender que não eram magos no sentido que entendemos dessa palavra hoje em dia. O termo vem do grego “Mágoi”, palavra empregada para designar as diversas classes cultas. Os “mágoi” eram os filósofos, conselheiros do reino e instruídos em toda a sabedoria. (1)

Mas eu gostaria de ressaltar algo no texto que dificilmente percebemos com uma leitura superficial: o simbolismo por trás dos presentes entregues pelos magos a Jesus.

“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”. (Mateus 2:11)

O texto diz que estes magos do Oriente ofertaram ouro, incenso e mirra á Jesus, e estes eram os artigos mais valiosos, transportáveis, e comerciáveis da época (2). E agora, vejamos o simbolismo de cada um destes presentes:

Ouro – Este era um presente para os reis. Sendo assim, os magos reconheceram a Jesus como Rei de suas vidas. (3)
Incenso – O incenso era um presenta para um sacerdote. Os magos reconheceram a Jesus como Seu intercessor, o reconhecendo como o Elo que liga Deus com a humanidade. (3)
Mirra – Mirra era um perfume usado para embalsamar o corpo de um morto. Eles reconheceram a Jesus como o sacrifício, como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (3)

Aqui, em apenas um verso, está registrado a síntese de quem é Jesus Cristo: O Criador, Senhor, Salvador e Intercessor da raça humana. Que essa seja uma realidade para você, e que você permita que Jesus seja tudo isso em sua vida!

Fontes:
1 - (Comentário Bíblico Adventista – vol. 05, pág.281 - *versão em espanhol).
2 - (Bíblia de Estudo Arqueológica NVI – Editora Vida – pág. 1561).
3 - (Mark Finley – Sobre a Rocha, p.362); (Comentário Bíblico Adventista – vol. 05, pág.284 - *versão em espanhol); (Bíblia de Estudo de Genebra, pág. 1231).



Um comentário: